Secid e municípios da RMR debatem plano de resíduos sólidos
28.08.2014

Seminário debateu atualização do plano, bem como etapas a serem realizadas com a participação de representantes de cada município da RMR e de Fernando de Noronha

Mobilizar os municípios para a importância do plano de resíduos sólidos da região de desenvolvimento metropolitana do Recife e sensibilizar a população para a educação ambiental. Esses foram os principais assuntos discutidos no seminário realizado na manhã desta quinta-feira (28), no auditório da Secretaria das Cidades de Pernambuco (Secid), que reuniu representantes dos 14 municípios da RMR, bem como a inclusão do arquipélago de Fernando de Noronha, além de interessados no tema.

No seminário foram tratadas as atualizações do plano que, além de incluir o distrito de Fernando de Noronha, também aborda a coleta seletiva e abrange não somente os resíduos sólidos urbanos, como também demais tipos de resíduos como agrossilvopastoris , comerciais, industriais, da construção civil, entre outros.

A secretária executiva da Secid, Ana Suassuna, ressaltou que apesar da RMR já ter desativado 89% dos lixões, o que mostra que o trabalho avançou, é necessário a partir de soluções coletivas encontrar alternativas comuns para cumprir o determinado na legislação. “Essa é uma prioridade da Secretaria e é um esforço que requer a participação de todos para que possamos avançar, o que exige uma agenda permanente de debate e de cooperação junto aos municípios. É um caminho de mão dupla”, ressaltou.

Durante o evento, Maria Alice, engenheira da empresa consultora, destacou que a elaboração do plano é condição fundamental para os municípios terem acesso aos recursos da União. “A primeira etapa é o projeto de mobilização e divulgação. É um processo participativo, no qual abrange sensibilizar os envolvidos, bem com a população. Serão realizados seminários e oficinas, que são importantes ferramentas para o debate. Um representante de cada município deverá participar desse grupo de trabalho”, disse.

As demais etapas do plano consiste no diagnostico regional atualizado dos Resíduos Sólidos, seguido pelo estudo da gestão consorciada, já que a formação dos consórcios é uma das recomendações da legislação federal. As demais etapas consiste no planejamento das ações do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) e das ações de Coleta Seletiva como a definição de metas de redução de resíduo e sua reutilização. A etapa final é o dimensionamento das instalações e equipamentos de coleta seletiva.

Para a gerente de projetos especiais da Secid, Ana Gama, a qualidade do plano é diretamente proporcional ao envolvimento de todos os envolvidos. “É a chance de melhorar e mudar”, finalizou.