Secretário das Cidades visita canteiro de obras da dragagem do Rio Capibaribe
27.03.2013

O Secretário das Cidades, Danilo Cabral, visitou às 13h30 desta quarta-feira (27.03), o canteiro das obras de dragagem do Programa Rios da Gente. Durante sua vistoria o secretário também aproveitou para anunciar o lançamento do edital de licitação para a contratação da empresa que irá executar os serviços de construção das estações e da sinalização náutica do Projeto Rios da Gente.

O edital será publicado dia (28), no Diário Oficial do Estado. A previsão da SECID é homologar o resultado da licitação em três meses. O investimento previsto para este processo é de R$ 95 milhões. Para todo o projeto está previsto um investimento de R$ 289 milhões – recursos do Governo Federal, por meio do PAC Mobilidade.

Este é mais um passo fundamental para a implantação do Programa Rios da Gente - sistema integrado de transporte de passageiros capaz de oferecer mais mobilidade, conforto e segurança aos moradores e visitantes da Região Metropolitana do Recife, usando a calha do Rio Capibaribe como rota para o transporte público, promovendo, inclusive, a integração do uso das embarcações com o sistema de ônibus e de metrô.

A expectativa da Secretaria das Cidades é atender a 335 mil usuários por mês com o novo sistema. Todo o percurso será composto por duas rotas: a Norte e a Oeste - uma extensão total de 13,9 km. O trajeto contará com sete estações climatizadas, com área total de 438,56 m², contando ainda com acessibilidade plena, guichês para emissão de bilhetes, banheiros, estacionamento e bicicletário.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, comemora mais esse passo do projeto, lembrando que a navegabilidade sobre o Rio Capibaribe sempre foi uma questão bastante sonhada pela população. “A cidade cresceu de costas para o Rio e hoje, tirando esse projeto do papel, o Governo está tendo a oportunidade de devolvê-lo aos recifenses como uma alternativa de transporte”, acrescentou.

Rotas – A rota Norte tem origem no centro do Recife, com estação na Rua do Sol, e segue até o município de Olinda, com estação nas proximidades do Tacaruna (um percurso de 2,9 km). Para percorrer o percurso serão dois barcos e a viagem levará cerca de 15 minutos.

A rota Oeste tem 11 km de extensão e contará com cinco estações, iniciando em Apipucos, às margens da BR-101, e seguindo até o Metrô do Recife. O tempo de viagem estimado será de 40 minutos. Neste percurso, as cinco estações estão localizadas na BR-101 (Apipucos), Parque Santana, Torre (próximo ao Cerrefour), Derby (Quartel do Derby) e Centro do Recife (atrás da estação central do metrô).  Serão 11 barcos.

De acordo com secretário Danilo Cabral, “as duas rotas foram pensadas para que os passageiros que utilizam ônibus e metrô possam integrar com o transporte fluvial”. O sistema terá ligação com os Corredores Exclusivos de Ônibus que estão sendo implantados e com os Terminais Integrados espalhados pela Região Metropolitana do Recife, podendo o passageiro, com uma única passagem, integrar com o transporte fluvial. Segundo o secretário, “a rota oeste, inclusive, será uma alternativa importante para a população dos bairros de Casa Forte, Torre, Parnamirim etc, que terão uma outra opção de transporte para o centro, desafogando vias como a Rosa e Silva e Rui Barbosa, hoje estranguladas pelo tráfego local”.

Sinalização – Todo o percurso será sinalizado, possibilitando, assim, a passagem dos barcos por meio do canal de navegação que será criado com a dragagem do rio. Ao longo das rotas serão instaladas 122 balizas (tipo de cone que limita a passagem dos barcos) e todas as pontes receberão indicadores náuticos. As embarcações seguirão todas as normatizações da Marinha do Brasil.

Dragagem - Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo de dragagem do Rio Capibaribe com objetivo de suprimir as restrições existentes à navegação, como o lixo, escombros de antigas construções e até parte da vegetação local. A dragagem está sendo realizada pelo Consórcio ETC & Brasília Guaíba, que já começou a implantar um canal de serviço, na calha do Rio Capibaribe, a partir da BR-101, por onde passarão as dragas e os batelões (espécies de depósitos que ficam em balsas flutuantes para receber o material dragado). Serão dragados 17 km do Rio.

O material retirado do Rio é colocado pra secar e feita sua separação (contaminado e não-contaminado). O material contaminado segue, em caminhões, para Igarassu onde é o aterro sanitário. O não-contaminado segue para o bota-fora oceânico, há uma distância de seis milhas (11 km) náuticas da costa litorânea. Para a realização da dragagem o Estado está investindo R$ 101 milhões.

Estudos ambientais - Antes de iniciar a dragagem, o Governo, por meio da secretaria das Cidades, executou o PCA - um Plano de Controle Ambiental que avaliou as proporções das possíveis alterações que o Projeto de Navegabilidade poderia ocasionar ao meio ambiente. Para a construção das Estações, a secretaria das Cidades contratou um Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) que, também foi apresentado à sociedade em audiência pública ocorrida em outubro do ano passado. Esses Estudos foram apresentados e aprovados pela Agencia Estadual de Meio Ambiente – CPRH, que deu a licença para que fossem iniciados os dois processos.

O Projeto Rios da Gente tem previsão para ser finalizado em maio de 2014. O secretário das Cidades, Danilo Cabral, ressaltou a importância da iniciativa, principalmente por que devolve aos moradores da cidade do Recife a convivência com o Rio. “Nosso comprometimento com o projeto Rios da Gente é total. Quero que as famílias recifenses passem a andar neste rio, contemplando toda a beleza que ele pode proporcionar”, pontuou o secretário.