Camaragibe potencializa oportunidades de emprego geradas pela Copa
02.07.2013

Projeto financiado pela União Europeia pretende qualificar mão de obra na cidade que vem recebendo importantes investimentos nas áreas de mobilidade e infraestrutura

O município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, está se preparando para superar o estigma de cidade dormitório, e vivenciar um novo ciclo econômico, marcado pela geração de emprego e renda, a partir da instalação de novos empreendimentos e realização de obras de infraestrutura e urbanização, voltadas para a Copa do Mundo de 2014. Potencializar essa oportunidade é um dos objetivos do “Projeto Camaragibe Melhor”, parceria entre a União Europeia, Ong AVSI Nordeste, Prefeitura de Camaragibe e a Secretaria das Cidades de Pernambuco, apresentado oficialmente nesta segunda-feira (01/07), no auditório da Prefeitura, para representantes da sociedade civil organizada.

Previsto para os próximos três anos, o Camaragibe Melhor vai investir R$ 1 mi, financiado pela União Europeia, e pretende elaborar um diagnóstico do município, levantar dados da realidade social, especialmente em comunidades carentes, do mercado de trabalho, identificar as organizações da sociedade civil e capacitar a comunidade, sobretudo jovens e mulheres. “Temos mais de mil projetos no Brasil, e não temos um exemplo a copiar, pois cada comunidade tem sua própria demanda e nós estamos aqui para mobilizar, apoiar cada pessoa a melhorar sua vida e o lugar onde moram”, afirma Jérôme Poussielgue, consultor da União Europeia.

Com foco principal na geração de emprego, o Camaragibe Melhor quer investir na formação profissional de 180 jovens, sendo 60% mulheres, e tem como meta inserir 60% deles no mercado de trabalho. Também disponibiliza acompanhamento técnico voltado para o empreendedorismo e estimula o fortalecimento das organizações da sociedade civil. “Não temos como implantar ações de desenvolvimento sem o tripé Sociedade Civil Organizada, as empresas e Governos. Aqui construímos essa parceria sólida”, destaca   Fabrízio Pellicelli, presidente da Ong AVSI, que vai executar o projeto.

Localizada entre o Recife e São Lourenço da Mata, onde está construída a Arena Pernambuco, a cidade vem recebendo empreendimentos focados no mundial de 2014. “São Lourenço é a cidade da Copa, mas a maior parte do impacto é na nossa economia. Estamos vivendo um novo momento. Antes, as pessoas moravam aqui e trabalhavam no Recife. Agora, boa parte começa a fazer as duas coisas aqui”, frisa o secretário de Planejamento de Camaragibe, Danilo Pernambuco.

AÇÕES – A integração de obras de infraestrutura com ações sociais fortalece a participação popular, de acordo com a secretária executiva das Cidades, Ana Suassuna. “Os projetos não precisam ser exclusivos, dessa ou daquela instituição. A sociedade precisa ser engajada como parte integrante desse processo. Com as ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, que estamos implementando aqui, temos certeza que a população terá uma vida melhor”, assegura. A cidade está recebendo importantes obras de infraestrutura e mobilidade, a exemplo do corredor Leste-Oeste, que além de requalificar a principal via do município, a avenida Belmiro Correia, vai melhorar o serviço de transporte público e o trânsito no centro do município.